Área de Concentração “Gestão da Informação e Organização do Conhecimento”

Compreende-se a informação como recurso estratégico à concepção e melhoria de processos, produtos e serviços nos contextos cultural, educacional, econômico e social. Destina-se à realização de estudos e pesquisas voltados à organização, mediação e uso da informação e do conhecimento, na perspectiva de atender às necessidades informacionais dos agentes individuais e coletivos.

 

Linha de Pesquisa: Mediação e Uso da Informação

A mediação é compreendida como uma ação de interferência realizada pelos profissionais da informação, no sentido de promover a apropriação e uso da informação pelos sujeitos sociais em áreas como educação, cultura, ciência e tecnologia. Destina-se a realização de estudos teóricos e aplicados sobre disseminação, transferência e mediação da informação. Abrange pesquisas em: informação científica, cultural e social; comportamento informacional; leitura; competência em informação; uso da informação nos diversos espaços informacionais da governança, dos setores produtivos e de interesse da sociedade.

 

Docentes Permanentes:

Alegria Celia Benchimol

Aline Christian Pimentel Almeida Santos

Cristian Berrío Zapata

Danielly Oliveira Inomata

Hamilton Vieira de Oliveira

João Arlindo dos Santos Neto

Marise Teles Condurú

Renata Lira Furtado

Tania Chalhub de Oliveira

Vinicius Augusto Carvalho de Abreu

Linha de Pesquisa: Organização da Informação

Considera-se a informação registrada, socializada e institucionalizada como fundamento básico para a construção do conhecimento no contexto da Ciência da Informação. Destaca-se o desenvolvimento de referenciais teóricos e aplicados acerca da organização da informação. Aborda-se a organização da informação e do conhecimento nos processos de representação, análise, síntese, recuperação, acesso, identificação das informações científicas e orgânicas, nas relações interdisciplinares com a linguística, comunicação, administração e ciência da computação. Tem-se como finalidade a elaboração de metodologias e teorias aplicadas aos instrumentos, processos e produtos da Ciência da Informação.

 

Docentes Permanentes:

Fernando de Assis Rodrigues

Franciele Marques Redigolo

Gilberto Gomes Cândido

João Batista Ernesto de Moraes

Mônica Tenaglia

Roberto Lopes dos Santos Junior

Thiago Henrique Bragato Barros